Qual a média de preço de construção de moradias em Portugal?

Tendo já falado do preço de construção de moradias com estrutura metálica, hoje andei a investigar qual a média de preço de construção de moradias em alvenaria no nosso País, para ter todas as alternativas em cima da mesa.

Quais foram as conclusões que tirei?

Para saber a média de preço de construção de moradias é necessário ter noção de como são feitos os orçamentos dados pelas construtoras nacionais.

Numa primeira análise, os custos são estimados através da multiplicação da área total pelo valor do metro quadrado da área construída, incluindo a mão-de-obra e o material. No entanto, para além disso, para calcular a média de preço de construção de moradia há que ter em conta as características imaginadas da casa e outros factores, nomeadamente o padrão de acabamentos, a própria arquitectura da habitação e a localização. Sim, porque há vários tipos de materiais e revestimentos para os acabamentos, se falarmos numa casa de arquitectura básica o preço de construção de moradias será sempre mais baixo e uma casa num terreno acidentado ou numa localização mais requisitada, como Lisboa, também terá custos diferenciados.

Ao que parece, falando em números concretos, a média de preço de construção de moradias no nosso país situa-se entre os 500 e 1500 euros por metro quadrado. Segundo a Deco Proteste, o preço por m2 está nos 603€.

No meu caso, se optasse pela construção em alvenaria, optaria por uma casa de arquitectura moderna, com muito vidro e sem telhado. Sendo um total de área do terreno cerca de 300 m2 (não chega), estava a pensar em fazer uma moradia de três pisos: cave/garagem, rés-do-chão (onde irá ser a cozinha, sala, escritório e casa-de-banho de serviço) e primeiro andar (onde gostaria de construir 2 quartos, 1 suite + WC e outro WC). Gostaria de apostar em bons acabamentos, nomeadamente aquecimento central completo.

Tendo em conta o preço de construção de moradias em Portugal, calculo que poderia rondar os 200 mil euros, mas tenho esperança que consiga por 180 mil. Veremos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *