Construção de casas modulares: uma alternativa

construção de casas modulares

 

Para além de colocar a hipótese de optar por moradias com estrutura metálica, andei também a investigar a possibilidade da construção de casas modulares, que na minha modesta perspectiva de leiga são as antigas casas pré-fabricadas mas modernizadas e tecnicamente mais sofisticadas. Porque achei interessante e porque é possível fazê-las também com estruturas metálicas, já comecei a solicitar orçamentos de construção civil grátis a diferentes empresas, para ter noção de preços. 

No caso das moradias com estrutura metálica, o processo mais comum é a montagem da estrutura peça por peça no próprio local. No entanto, também é possível utilizar este sistema noutros processos, nomeadamente na construção de casas modulares, o que só tem vantagens:

  • Maior qualidade e rigor;
  • Custos mais acessíveis e controlados;
  • Economia de tempo e rapidez na construção.

Por seu turno, durante a construção de casas modulares, o impacto ambiental é mais reduzido e os vizinhos são menos incomodados.

Há também algo que me faz pensar em investir na construção de casas modulares: o facto de ser muito fácil fazer ampliações futuras. Por enquanto, ainda estou a pedir orçamentos de construção civil grátis para uma casa relativamente pequena, porque o orçamento que tenho disponível não é, de todo, muito alargado. Mas espero que, no futuro, consiga ampliar.

Mas afinal como é que é realizada a construção de casas modulares?

O conceito consiste em montar tudo em ambiente fabril e depois transportar e montar no local determinado para construção.

No caso das moradias com estruturas metálicas, primeiro conectam-se os perfis ou vigas em fábrica para formar painéis, que por sua vez são interconectados e providos das instalações necessárias e revestidos, formando um módulo que constitui uma divisão da casa. Os módulos são depois transportados e montados no local.

No caso da construção de casas modulares, é possível erguer simultaneamente as paredes, pisos, tectos e coberturas, enquanto na construção tradicional cada uma destas fases só pode ser iniciada depois de concluída a anterior.

Posto isto, vou esperar por respostas e talvez pedir mais uns quantos orçamentos de construção civil grátis, para comparar preços e serviços oferecidos, avaliando atentamente a relação custo-benefício.

Foto: Decorando a Casa

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *